BIOFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher

Ir para baixo

Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher Empty Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher

Mensagem  Tiago Qui maio 29, 2008 11:54 am

Investigadores em genética do Centro Médico Universitária de Leiden, anunciaram segunda-feira terem sido os primeiros a realizar a primeira sequenciação completa do genoma de uma mulher. “É a primeira mulher no Mundo e o primeiro europeu cuja sequenciação de DNA será tornada pública”, informa o Centro Médico Universitário de Leiden (LUMC).

Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher 26358_10

“A sequenciação de ADN e as referentes análises serão, exceptuando alguns dados privados, tornadas públicas muito em breve”, afirma o centro, acrescentando que os resultados não foram ainda submetidos à comunidade científica.



“A sequenciação do genoma de uma mulher permite compreender melhor o cromossoma X”, porque a mulher possui dois exemplares, argumentou Gert-Jan van Ommen, director da equipa científica. Segundo o LUMC, os quatros genomas desvendados até hoje foram de dois norte-americanos e dois africanos da etnia Ioruba, todos homens.

A carta do genoma humano, cerca de três mil milhões de letras que representam o código de DNA, foi integralmente estabelecida em 2003 pelo Consórcio Internacional para a sequenciação do genoma humano, composto por 20 centros de sequenciação nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França e Alemanha. Esta carta atingiu um grau de precisão de cerca de 99,99 por cento.

O genoma agrupa o conjunto dos genes que caracterizam a espécie, determina as especificidades de cada indivíduo (como a cor do cabelo ou dos olhos), ou as predisposições para certas doenças como a diabetes, o cancro, a asma ou as doenças cardíacas.

Tiago
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/02/2008

https://biomedforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos