BIOFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

+5
Ana Matos
Mariana Relvas
Carla Falcão
Daniela Sá
Xana
9 participantes

Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Xana Ter Fev 19, 2008 2:15 pm

Dado que este semestre vai ser assim um bocadinho mais trabalhoso e complicado na sua organização,deixo aqui uma listagem de apontamentos e afins para darem uma olhada. :p

Química Biológica : slides das teóricas na ae , assim como fotocópias do livro Solomons.

Anatomia Sistemática I : slides da teóricas que estarão disponíveis no sigarra e na ae ; sebentas variadas ; fotocópias do livro "Anatomia Humana da Locomoção" de Esperança Pina, na ae (foi-me aconselhado por colegas de anos à frente e segundo eles,chega e sobra e está muito bem explicado) ; e claro um atlas! Aconselharam-me o Netter (em inglês dá perfeitamente!).

Ecologia : slides das teóricas na ae ; sebenta na ae.

Fisiologia Geral : slides das teóricas na ae e no sigarra ; fotocópias do Mini Guyton na ae ; sebenta de resumos do Guyton também na ae ; relatórios das práticas na ae ou no coreto.

História da Medicina : slides das teóricas na ae ; há também uma sebenta , mas pelo que me disseram não tem assim grande utilidade uma vez que os slides estão muito completos.

Psicologia I : aulas teóricas na ae ; resumos e apontamentos de colegas na ae.

Saúde Comunitária : slides das teóricas na ae ; sebenta na ae.

Existem também apontamentos do ano passado no "Coreto". Está tudo extremamente bem organizado e contém: slides, sebentas, fotocópias de livros, relatórios das práticas de algumas cadeiras, exames de anos anteriores...Vale sempre a pena ver.No entanto, aconselho a terem em conta que algumas coisas podem ter sido alteradas, nomeadamente a nível dos slides das teóricas de algumas cadeiras, devido a alterações na regencia das mesmas.

Tenham também em conta que não têm que ter o que aqui escrevi!É apenas uma nota informativa do que há.

Aconselho a não serem precipitados e a verem as coisas antes de as comprarem, pois o tempo é escasso e nunca se vê tudo e também quanto mais se tem, mais confuso se fico acerca do que estudar.

Relativamente a Anatomia, que creio ser a cadeira que gera mais dúvidas, aconselho a não comprarem o Gray. Trata-se, sem dúvida duma "bíblia" de anatomia, mas o seu preço é pouco agradável, além de que a sua leitura ainda deve ser pior, devido aquelas letrinhas minúsculas.Lol Disseram-me que o Esperança Pina está muito bom,além de ser português de Portugal!

A nível de atlas: há dois recomendados : o Netter e o Sobotta. Há quem se dê melhor com um e quem prefira outro...Aconselho a irem à biblioteca e a requisitarem ambos (aliás,isto aplica-se para qualquer cadeira, qualquer livro!) e a folhearem-nos. Podem também fazê-lo na livraria Cientifico-Médica,os senhores são simpáticos e deixam ver os livros sem terem que os comprar.Depois então de terem visto com qual se dão melhor,comprem :p

Ah, na ae, há uma lista de livros que podem lá fotocopiar. Está naquela parede do lado esquerdo!

Espero ter sido útil nesta questão e qualquer dúvida deixem aqui um comment que eu ou outro colega com certeza que ajudará Smile

Um bom regresso ao segundo semestre e continuação de um bom ano!

Isto foi publicado por mim,o ano passado, no blog do 2º ano (http://medicina06-12.blogspot.com/2007_02_01_archive.html). Concerteza que vos dará jeito tb :p

Xana

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Daniela Sá Qua Fev 20, 2008 3:48 pm

É sempre bom uma orientação Wink

Daniela Sá

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Carla Falcão Qui Fev 21, 2008 9:15 am

eu realmente tou na duvida de comprar o gray ou n. na livraria cientifico medica ta a 57€ o "Gray's Anatomy for students" em versao inglesa claro. n axei mt caro ate pensei k foxe bem mais. este ano pode n ser realmente necessario, mas e p o 2o ano? axo k se o livro dexe p este ano e p neuroanatomia, anatomia II e anatomia humana eu decidia kompra lo. exa anatomia de esperança pina da p as outras cadeiras?
Carla Falcão
Carla Falcão

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2008
Idade : 35
Localização : Valongo

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty livro fisiologia

Mensagem  Carla Falcão Sex Fev 22, 2008 5:10 am

A prof. de fisiologia recomendou o Boron "Medical Physiology", dixe k era de longe o melhor e k tb serve para fisiologia humana. Como se tem falado mt no Guyton ela dixe k tb era um bom livro e tb dava p fisiologia humana. Agora resta escolherem o k axarem melhor p vcs. Como n tenho nenhum axo k vou optar plo Boron. study
Carla Falcão
Carla Falcão

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2008
Idade : 35
Localização : Valongo

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Mariana Relvas Sex Fev 22, 2008 7:46 am

o gray's fica-te pro resto do curso..pra anatomia II tb dá, mas para neuro anatomia o livro recomendado é o snell's. Mas continuo a achar que o gray's é uma boa compra, qt mais não seja para complementares o teu estudo do esperança pina (que também me foi muito recomendado por alunos de anos anteriores, juntamente com o netter - atlas). Mas claro que a escolha é pessoal, vê todos e opta por aquele que achares que te apela mais, ou graficamente ou a nível de conteúdo (isto o teórico, porque o geralmente usado a nível de atlas é o netter, que é muito bom).
Mariana Relvas
Mariana Relvas

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/02/2008
Idade : 36
Localização : Vila Nova de Gaia

http://www.myspace.com/marianami

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Carla Falcão Sex Fev 22, 2008 9:49 am

Mariana Relvas escreveu:o gray's fica-te pro resto do curso..pra anatomia II tb dá, mas para neuro anatomia o livro recomendado é o snell's. Mas continuo a achar que o gray's é uma boa compra, qt mais não seja para complementares o teu estudo do esperança pina (que também me foi muito recomendado por alunos de anos anteriores, juntamente com o netter - atlas). Mas claro que a escolha é pessoal, vê todos e opta por aquele que achares que te apela mais, ou graficamente ou a nível de conteúdo (isto o teórico, porque o geralmente usado a nível de atlas é o netter, que é muito bom).

bigada pla info vou esperar mais um bcd e ver a anatomia de esperança pina. Smile
Carla Falcão
Carla Falcão

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2008
Idade : 35
Localização : Valongo

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty sebentas anatomia

Mensagem  Ana Matos Qua Fev 27, 2008 2:33 pm

no coreto estao 3 sebentas para anatomia sistematica 1. uma sobre cada tema q vamos dar este semestre: osteologia, artrologia e miologia. segundo o pessoal do ano passado elas estão muito bem elaboradas. no coreto podem tambem encontrar alguns capitulos do gray em brasileiro.

Ana Matos

Mensagens : 39
Data de inscrição : 18/02/2008
Idade : 35
Localização : Porto/Paços de Ferreira

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  DianaMota Seg Mar 03, 2008 10:45 am

no coreto escolham a sebenta da "ana cristina freitas" foi a que nos foi mais recomendada pelo pessoal dos outros anos, tem osteologia, artrologia e miologia, esta sebenta e o pina em conjunto (mais o netter claro) são basicamente o essencial!***

DianaMota

Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Sara Matos Ter Mar 11, 2008 1:45 pm

obrigada pela info :]
Sara Matos
Sara Matos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2008
Idade : 35
Localização : Póvoa de Varzim / Porto

http://garden-of-nightmares.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Tiago Sex Mar 28, 2008 8:11 am

Ouvi falar numas sebentas de ecologia, saude comunitaria, psicologia e tal... ?

alguem sabe algo delas? Shocked

Tiago
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/02/2008

https://biomedforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Mariana Relvas Sex Mar 28, 2008 8:56 am

há sebenta de ecologia na reprografia do icbas (a normal) e de saúde comunitária tb, embora esta eu pessoalmente não ache útil. Sebenta de psicologia acho que não há, nunca ouvi falar, geralmente estuda-se pelos textos da prof.
Mariana Relvas
Mariana Relvas

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/02/2008
Idade : 36
Localização : Vila Nova de Gaia

http://www.myspace.com/marianami

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  ivocunha Sex Mar 28, 2008 3:11 pm

Ela poe os textos no sigarra?
ivocunha
ivocunha

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/02/2008
Localização : Portoooooo

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Mariana Relvas Sex Mar 28, 2008 3:46 pm

penso que não, estão só na reprografia.
Mariana Relvas
Mariana Relvas

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/02/2008
Idade : 36
Localização : Vila Nova de Gaia

http://www.myspace.com/marianami

Ir para o topo Ir para baixo

Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais? Empty Re: Apontamentos,sebentas e livros - Onde e Quais?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos